top of page
  • Foto do escritorVetJr. UFMG

Uma cartilha do filhote: dicas de cuidado com mini pigs


Se antes cães e gatos desempenhavam o papel de melhor amigo do homem, atualmente, cada vez mais os mini pigs vem conquistando um espaço de destaque nesse posto. Esses animaizinhos ganharam notoriedade após virar xodó de artistas e celebridades, pois são dóceis, sociáveis e podem ter expectativa de vida de até 15 anos. Já pensou em ter um mini porco como pet em casa? Esse tipo de animal tem se tornado o candidato favorito de estimação, já que, diferente de cães e gatos, ele não solta pelos. Mas para manter esses pequenos saudáveis e em um ambiente confortável é necessário ter em mente algumas medidas, você sabe quais são os manejos e cuidados necessários para promover uma vida saudável ao seu filhote? Pensando nisso, a nossa equipe separou dúvidas frequentes acerca da criação do seu novo melhor amigo e como resolvê-las.


"Como deve ser o ambiente dele?"

Antes de receber seu porquinho, é necessário estar atento à estrutura do espaço reservado a ele, se comparado a um suíno comum, os mini pigs possuem um porte menor, sua altura atinge cerca de 60 centímetros e seu peso varia entre 50 a 70 quilos. Dessa forma, faça um abrigo para ele em um lugar confortável, conferir o comedouro e bebedouro do seu animalzinho, importante também estar atento e fazer a delimitação de áreas que seu porquinho pode ou não frequentar, já que eles são muito curiosos, assim, poder evitar possíveis acidentes.


"De que forma posso realizar alimentação de mini pigs?"

No que diz respeito à alimentação do seu novo amigo deve-se ficar atento para evitar sobrepeso e futuras complicações relacionadas. Sendo assim, para manter uma rotina saudável, ele deve ser alimentado em um horário fixo, o recomendado é uma nutrição equilibrada durante três vezes ao dia, é interessante alterar a alimentação dele entre uma ração composta de fibras, específica para porcos, e alguns petiscos, como frutas e folhas.


"E sobre a limpeza, são necessários banhos?"

Outra dúvida frequente é com relação a higiene dos mini pigs, ao contrário do que muitos pensam, são animais extremamente limpos e que não possuem odor característico. Nesse sentido, a recomendação de intervalo de banhos é a cada 15 dias e deve ser feita com xampus indicados para eles. Ademais, deve-se ficar atento à exposição solar, já que apesar destes animais possuírem pouco pelo, eles têm a pele sensível, por essa razão aplicar filtro solar e hidratante no seu filhote é fundamental.


"E sobre a saúde, ele tem que ir ao veterinário?"

Da mesma forma que os pets convencionais, os mini pigs precisam de acompanhamento veterinário, bem como vacinas e vermífugos para prevenção de doenças. Além disso, é importante que eles possuam espaço para praticar exercícios diariamente, então pode não ser uma boa ideia adquirir um mini pig se você morar em um local pequeno como apartamentos. Se for o caso, uma sugestão é aumentar a frequência dos passeios, para que o animal não fique estressado.


"Posso adestrar meu mini pig?"

Sobre adestramento, os mini porcos são animais extremamente dóceis, mas que devem ser acostumados com atenção, carinho e com a vocalização desde pequenos. Caso contrário, eles podem não se sentir seguros e desenvolver medo, tornando-se animais ariscos. Assim, é importante que ele reconheça o próprio nome, por isso, ao chamá-lo ofereça um petisco ou faça carinho. É interessante também introduzir a coleira quando neonato, para que seja uma prática frequente, evitando estranhamento do animalzinho, e, consequentemente, problemas no futuro. Uma outra sugestão é criar um ambiente enriquecido para o mini pig, a fim de mantê-lo entretido e menos estressado.


Com isso, é possível perceber que, cada vez mais, a procura por animais exóticos como pets - como é o caso dos mini pigs - aumenta. No entanto, é importante atentar-se às necessidades desses animais. A Vetjr oferece serviços de consultoria veterinária, com um atendimento personalizado. Entre em contato com um de nossos consultores!


Texto escrito por: Júlia Macedo e Júlia Valadares


Entre em contato conosco:

Email: avicultura@vetjr.com@vetjr.com

Celular VetJr.: 31 9 8292-7161

299 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page