top of page

CÓLICA EQUINA

  • Foto do escritor: VetJr. UFMG
    VetJr. UFMG
  • 23 de set.
  • 3 min de leitura
ree

A cólica equina representa uma das emergências mais comuns na medicina veterinária de

grandes animais, visto que se trata de uma síndrome que afeta principalmente equinos, resultante de uma dor na região abdominal. Na maioria dos casos, está ligado ao trato gastrointestinal do animal e pode levar a morte se não for tratada de maneira rápida e efetiva. Dessa forma, reconhecer os fatores de risco, os sinais precoces e as medidas preventivas podem salvar vidas e reduzir custos de tratamento.


Fatores de risco

Entender os fatores de risco que aumentam a probabilidade de um cavalo desenvolver cólica é essencial para adotar medidas de prevenção e manejo adequado com esses animais. Dessa forma, os principais fatores envolvidos são:


1) Mudanças bruscas na dieta

O sistema digestivo do cavalo é adaptado a uma ingestão contínua de fibras. Alterações rápidas no tipo ou na quantidade de alimento (ração, feno, suplemento) podem causar desequilíbrio da microbiota intestinal, resultando em fermentação anormal e distensão gasosa.


2) Excesso de concentrados

Dietas com grandes volumes de ração concentrada (grãos, pellets, misturas comerciais) elevam a produção de ácidos e gases no intestino grosso, aumentando muito o risco de cólica, pois dietas pobres em fibra deixam o bolo alimentar mais seco e pesado, favorecendo impactações no cólon, principalmente se o animal não tem acesso a água.


3) Água insuficiente ou de má qualidade

A água é um componente essencial para a saúde digestiva do cavalo. Diferente de outros animais, o trato gastrointestinal do equino depende do consumo contínuo de água para manter a motilidade intestinal e evitar impactações. A falta de ingestão adequada de água ou seu uso restrito são uns dos fatores mais importantes associados a cólicas por impactação e constipação, visto que, o alimento se torna seco e duro.


4) Verminoses e controle parasitário 

As verminoses gastrointestinais são uns dos principais problemas de saúde em equinos, e estão diretamente associados a ocorrência de cólica, visto que podem causar alterações graves no trato digestivo e nos vasos sanguíneos, resultando em dor abdominal de intensidade variável.


Prevenção

Com base nesses fatores, algumas práticas de manejo e intervenções são altamente recomendadas para redução de risco. Sendo algumas delas:

- Consistências na dieta

– Realizar mudanças graduais na dieta fornecida ao animal

- Manter a base da dieta em forragem de qualidade

- Garantir acesso constante a água limpa e de qualidade

-Realizar programas de desparasitação adaptados ao cavalo e uso estratégico de anti-helmínticos, dentre outros.


Primeiros sinais de alerta 

Os sinais clássicos de cólica equina são:

- Postura anormal: cavalo deitado mais que o habitual, ou ficando muito tempo em pé sem querer se deitar, frequentemente tentando rolar.

-Desconforto abdominal: olhar em direção ao flanco, patadas no abdômen, arqueamento do dorso

-Inquietação: movimentos repetidos e mudança de comportamento.

- Falta ou diminuição de apetite

-Encurtamento ou ausência de evacuação

- Distensão abdominal visível ou sensação de que o abdome está “duro” ou inchado.


Gostou do conteúdo? Não fique com dúvidas e já entre em contato com a equipe da VetJr para estabelecer um manejo cuidadoso e adotar as melhores estratégias para reduzir o risco de ocorrência de cólica equina no seu animal.


Escrito por: Camille Ribeiro


Fontes: REDAÇÃO AGRO ESTADÃO. Cólica equina: entenda o que é, sintomas e como tratar. Agro Estadão, 22 out. 2024. Disponível em: https://agro.estadao.com.br/economia/colica-equina-entenda-o-que-e-sintomas-e-como-tratar. Acesso em: 18/09/2025.


SILVA, Luana Ferreira; MAIA, Hanna Gabriela Oliveira; FERREIRA, Fabiana; OLIVEIRA, Neide Judith Faria de. Cólica em equinos. In: UFMG. Sistemas de Produção nas Ciências Agrárias 2: capítulo 8. Montes Claros, Minas Gerais: Universidade Federal de Minas Gerais, 2021. Data de aceite: 01 fev. 2021. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/server/api/core/bitstreams/30399c3b-f5c1-4bc0-a57a6bd1c37b4430/content. Acesso em: 18/09/2025.


COMPRE RURAL NOTÍCIAS. Cólica equina e o perigo do manejo incorreto que mata os cavalos. CompreRural, 24 ago. 2025. Disponível em: https://www.comprerural.com/colicaequina-e-o-perigo-do-manejo-incorreto-que-mata-os-cavalos/. Acesso em: 18/09/2025.

 
 
 

Comentários


Logo%2520Vetjr%2520-%2520Preto_edited_ed

Escola de Veterinária - Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG, 30161-970

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram
  • LinkedIn - Black Circle

 Segunda - Sexta: 9h - 17h

© 2021 Veterinária Consultoria Júnior UFMG. Todos os direitos reservados.

bottom of page