top of page

DOENÇAS DERMATOLÓGICAS COMUNS EM MINI PIGS

  • Foto do escritor: VetJr. UFMG
    VetJr. UFMG
  • 21 de jul.
  • 3 min de leitura
ree

Mini pigs são animais inteligentes, sociáveis e estão se tornando cada vez mais populares como pets, mas muitos tutores ainda não sabem que esses animais podem apresentar doenças de pele com frequência, especialmente quando os cuidados com ambiente, nutrição e higiene são negligenciados.

 

Nesse blog, vamos falar sobre as principais dermatopatias (doenças de pele) que afetam diretamente o bem-estar físico e emocional do mini pig e podem indicar problemas maiores como parasitas, infecções sistêmicas ou falhas imunológicas.


Mini pigs tem maior suscetibilidade as doenças de pele

 

Apesar da fama de “animais sujinhos”, os mini pigs são extremamente limpos e exigem cuidados específicos com a pele. Afinal, doenças dermatológicas são bastante frequentes em suínos, inclusive nos que vivem como pets, visto que esses animais apresentam uma pele sensível, espessa e com pouca cobertura de pelos em algumas regiões, fazendo com que se torne mais vulneráveis aos problemas dermatológicos.

Além disso, o estilo de vida doméstico pode causar estresse, desequilíbrios nutricionais e exposição a substâncias irritantes (como produtos de limpeza), favorecendo o aparecimento de lesões cutâneas.


Principais afecções dermatológicas observadas em mini pigs

 

1-      Sarna Sarcóptica

 

Uma das doenças mais comuns em mini pigs, a sarna sarcóptica é causada por um ácaro que penetra na pele do animal, provocando inflamação e coceira intensa, o que pode gerar intenso desconforto, estresse e possíveis infecções secundárias. Os sinais clínicos mais comuns para identificar se o animal está com essa condição incluem: coceira constante, principalmente atrás das orelhas, formação de crostas, alopecia (queda de pelos), pele espessada com aspecto "cascudo" e presença de lesões autoinduzidas por coçar. A transmissão pode se dá principalmente por contato direto com outro mini pig infectado e o acesso a ambientes contaminados como camas, abrigos e brinquedos.

 

2-      Dermatite alérgica (hipersensibilidade)


A dermatite alérgica é uma das condições de pele mais frequentes em mini pigs criados como animais de companhia, podendo afetar seriamente o conforto, o comportamento e a saúde geral do animal. Ela está presente quando o sistema imune do mini pig reage de forma exagerada a substâncias normalmente inofensivas, conhecidas como alérgenos. Sendo assim, o mini pig desenvolve uma hipersensibilidade cutânea causada pelo contato, ingestão ou inalação de substâncias que o organismo reconhece como agressoras e estimulam uma resposta inflamatória exagerada, gerando intensa coceira, vermelhidão, descamação da pele, lesões cutâneas pelo ato de coçar e infecções secundárias. Dessa forma, alguns exemplos de causas são: produtos de limpeza (água sanitária, desinfetantes fortes), cama sintética, tapetes de borracha, cosméticos utilizados de forma indevida, restos de comida humana, alimentos industrializados ou com corantes, temperos e até mesmo, pulgas, ácaros e mosquitos.


3-      Fotossensibilização


É uma condição dermatológica que causa inflamação e lesões cutâneas após exposição ao sol. Embora o banho de sol seja importante para a saúde, quando ocorre de forma excessiva ou em animais predispostos, pode se tornar um problema sério. Assim, é uma reação inflamatória da pele causada pela interação entre luz solar (radiação ultravioleta) e substâncias fotossensibilizantes acumuladas no organismo do animal. Essas substâncias tornam a pele mais sensível à luz solar, resultando em queimaduras, necrose e dor, especialmente em áreas com pouca pigmentação (como focinho, orelhas, barriga e região ocular). Ela pode ocorrer quando o mini pig ingere ou entra em contato com substâncias fotossensibilizantes, que são ativadas pela luz solar, como: plantas tóxicas, alguns medicamentos, lesão hepática, entre outros.


Como prevenir doenças de pele em mini pigs


Cuidar da pele do seu mini pig é mais do que uma questão estética — é um ato de amor, respeito e responsabilidade. Doenças dermatológicas, quando não tratadas, comprometem a saúde como um todo. Assim, por terem uma pele sensível com baixa cobertura de pelos, é necessário adotar algumas medidas preventivas no dia a dia para prevenir essas enfermidades e melhorar a qualidade de vida do animal, como: Higiene e manejo corretos da pele e do ambiente, controle eficaz de parasitas, alimentação balanceada e suplementação adequada, proteção contra sol e clima extremo, enriquecimento ambiental e principalmente acompanhamento veterinário para manter a saúde e bem estar do seu mini pig.

Gostou do conteúdo? Não fique com dúvidas e já entre em contato com a equipe da VetJr para adotar e estabelecer todos os cuidados que seu mini pig precisa e prevenir doenças dermatológicas.


Escrito por: Camille Ribeiro


Fontes: MERCK & Co., Inc. Diseases of miniature pet pigs. Merck Veterinary Manual.  Disponível em: https://www.merckvetmanual.com/exotic-and-laboratory-animals/miniature-pet-pigs/diseases-of-miniature-pet-pigs. Acesso em: 17 jul. 2025.

VIDA DE BICHO. Mini pigs: origem, características e cuidados com os pets. G1 - Vida de Bicho. 2022. Disponível em: https://vidadebicho.globo.com/comportamento/noticia/2022/09/mini-pigs-origem-caracteristicas-e-cuidados-com-os-pets.ghtml. Acesso em: 17 jul. 2025.

COBASI. Mini porco: tudo o que você precisa saber sobre essa raça. Blog Cobasi.  Disponível em: https://blog.cobasi.com.br/mini-porco/. Acesso em: 17 jul. 2025.

 

 
 
 

Comentários


Logo%2520Vetjr%2520-%2520Preto_edited_ed

Escola de Veterinária - Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG, 30161-970

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram
  • LinkedIn - Black Circle

 Segunda - Sexta: 9h - 17h

© 2021 Veterinária Consultoria Júnior UFMG. Todos os direitos reservados.

bottom of page