top of page
  • Foto do escritorVetJr. UFMG

Reprodução Canina consciente e efetiva: como fazer?

Atualizado: 6 de nov. de 2020


Para que a reprodução canina ocorra de forma consciente e efetiva, ou seja, com o menor número de mortes neonatais e com a preservação da saúde das fêmeas progenitoras devem ser realizados os seguintes passos:


Primeiro os animais devem ter um acompanhamento veterinário que certifique a saúde e escore corporal adequado, por meio de uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos. Além disso, o veterinário deve analisar possíveis problemas hereditários. Após essa avaliação deve ser feita a escolha de uma matriz/padreador analisando problemas e características da raça como estrutura do animal, aptidão e temperamento.


Por conseguinte, é necessário um planejamento do manejo reprodutivo com orientações sobre o acompanhamento do cio, promoção de condições ideais para o acasalamento, acompanhamento da gestação e do parto e orientação sobre tempo de descanso reprodutivo do animal.


As cadelas têm o primeiro cio em torno dos seis ou oito meses de vida, mas recomenda-se o primeiro cruzamento no terceiro cio, evitando complicações gestacionais por não estarem sexualmente maduras. Dessa forma, é imprescindível identificar o primeiro cio para a contagem dos posteriores e, quando se iniciar a cadela para reprodução, deve-se levar em conta que elas são monoéstricas e tem cio a cada seis meses, que podem variar um pouco de cada matriz e raça.


Além disso, é necessário intervalos entre gestações. Recomenda-se um cio de descanso, uma vez que a gravidez é um grande evento e exige muito do organismo fisicamente. A identificação do período fértil é importante para a introdução do macho no período certo, sendo que o acasalamento pode ser feito por inseminação artificial, monta natural ou monta natural controlada.


O manejo nutricional é importante na reprodução por manter a saúde dos animais para o acasalamento, além disso as fêmeas têm necessidades nutricionais maiores durante a gestação e amamentação para que os filhotes sejam saudáveis.


E por último são necessários os cuidados pós parto tanto dos filhotes quanto da gestante, com a orientação sobre vacinação e vermifugação durante e após a gestação, além da produção de calendário vacinal e controle de ectoparasitas.


Os manejos reprodutivo e nutricional são considerados como investimento, pois contribuem fortemente para o sucesso da reprodução. Neste contexto, a Vetjr. presta serviços de consultoria nestas áreas, auxiliando no desenvolvimento de forma consciente , garantindo a saúde e o bem estar desses animais!


Escrito por: Gabriela Boanerges e Matheus Santini


Entre em contato conosco:

pequenosanimais@vetjr.com

Celular VetJr.: 31 9 8292-7161  

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page