top of page
  • Foto do escritorVetJr. UFMG

Qual é a alimentação ideal para seus animais?

Atualizado: 14 de mar. de 2022


A nutrição animal adequada é fundamental para a produtividade, bem estar e sobrevida dos animais. Ela se aplica a qualquer categoria de criação, desde a produção animal até os animais de estimação. Mas então, qual alimentação é a alimentação ideal para seus animais? Como na humana, a nutrição animal procura atender as necessidades e carências que o animal precisa para se manter(viver). Contudo, a diferença está em sua aplicabilidade.

  Para animais de engorda, se oferece a demanda necessária para alta produção e usando de estratégias de manejos e incrementos de nutrientes em época do ano ou período do dia; como a utilização de concentrado para bezerros até certa idade, aproveitando a melhor conversão em peso. 

  Em produção de ovos, mesmo ainda sendo produção animal, a estratégia é outra: Oferta de dietas com maior balanço energético e mineral para suprir carências de poedeiras e o posicionamento de comedouros e bebedouros com objetivo de facilitar a vida do animal e reduzir a perda energética, de forma que o corpo direcione para a postura.

  Em animais de companhia, como cão e gato, é dito que a ração que ofertar o maior teor de proteínas é a ideal, porém não é bem assim, já que essa ideia resulta em gastos sem necessidade nutricional de uma dieta com teor de proteína que costuma estar muito além da demanda. Por isso, faz-se necessária a avaliação nutricional antes da aquisição e uso de certa ração para seu canil, ou animal.   

  Por fim, ao se tratar de animais silvestres, a necessidade de manejo nutricional é importantíssima, pois por mais que certos animais se pareçam muito anatomicamente, há necessidades diferentes e até tolerância a certo nível de nutrientes, como a nível de gordura. Por exemplo: a ema, avestruz e emu, por mais que se pareçam muito, possuem hábitos alimentares diferentes. O emu consegue ser onívoro, como nós na vida adulta, já a ema e o avestruz são estritamente herbívoros e se forem alimentados com muito amido pode ocorrer cólica, diarreia e até a morte, enquanto o emu, por outro lado, tolera muito bem rações bem energéticas.

  Tendo em vista o que foi exposto, a VetJr se oferece em consultorias de manejo alimentar tanto em produção animal, como em pequenos animais e animais silvestres. Contamos com apoio de professores e materiais para o melhor balanceamento nutricional, visando não somente atender as necessidades especificas do animal ou do rebanho, mas também o bem estar, a produtividade e a viabilidade econômica do empreendimento.

Escrito por: Rafael lage Magalhães


Entre em contato conosco:

bovinocultura@vetjr.com

avicultura@vetjr.com

pequenosanimais@vetjr.com

silvestres@vetjr.com

Celular Vetjr.: 31 98292 7161

166 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page