• VetJr.

o uso do creep feeding no ganho de peso de bezerros


O creep feeding é um sistema de alimentação utilizado durante a fase de cria que consiste em utilização de cocho privado e cercado, com acesso apenas para as crias lactentes. Também chamado de alimentação privativa, trata-se de uma forma de suplementação alimentar para bezerros que ainda não foram desmamados, utilizando concentrado enriquecido com vitaminas e minerais, visando melhora no desempenho animal, maior peso ao desmame, adaptação a suplementação no cocho e ainda resulta em benefício para com as taxas reprodutivas do rebanho.


Esse sistema consiste no isolamento de uma área contendo a alimentação diferenciada por um dispositivo de pastagem que impede o acesso das matrizes lactentes. Dessa forma, é possível fornecer uma dieta diferenciada para bezerros sem separá-los da mãe. Vale ressaltar que o creep feeding é implantado para alimentação complementar que corrige possíveis deficiências nutricionais, não sendo utilizado como substituição do leite materno e/ou forragem disponível, devendo ser utilizado em conjunto com tais.


Após o primeiro mês de lactação, a quantidade de leite ingerida pelos bezerros se torna insuficiente para atender a demanda de nutrientes necessária para o crescimento e desenvolvimento ideal do animal. Sendo assim, o creep feeding se apresenta como um estratégia para complementar a dieta e suprir essa deficiência energética e nutricional.


Assim, implantação do sistema é justificada por três fatores, sendo eles a produção de leite das vacas (que se torna insuficiente para atender as necessidades das crias, como mencionado anteriormente), o desenvolvimento dos bezerros e suas exigências nutricionais (a suplementação faz-se necessária para manutenção de crescimento adequado para o sistema de produção) e qualidade do pasto. Esses fatores são favorecidos pelo creep feeding, que traz consigo diversas vantagens, mas também possui alguns pontos de atenção.


As vantagens desse sistema são várias, incluindo aumento da taxa de crescimento do animal na fase de cria, resultando em antecipação da idade de abate e crias mais pesadas e uniformes, melhora a eficiência alimentar do rebanho, diminui o estresse envolvido no desmame, facilita o controle de parasitas e ainda aumenta a eficiência reprodutiva das matrizes durante amamentação.


Estudos mostram que a suplementação dos bezerros promove uma redução do estímulo de mamada e isso tem como consequência estimulação da secreção de gonadotrofinas pelo eixo hipotálamo - hipófise, promovendo retorno da atividade ovariana pós-parto de forma mais rápida e associado a menor perda de peso da matriz, contribuindo para com as taxas reprodutivas.


Entretanto, a adoção do sistema deve ser feita com cautela e seu sucesso depende de várias medidas. O creep feeding ocasiona um aumento no custo pelo uso de concentrado e os bezerros podem apresentar perda de peso ao serem colocados na pastagem (devido a adaptação à dieta a base de volumoso). Além disso, é importante acompanhar a ocorrência de acidose por desequilíbrio na proporção volumoso : concentrado da dieta. O sistema também deve ser planejado considerando a estação de monta, para que a fase de suplementação coincida com a época de seca.


Portanto, o creep feeding é um sistema muito vantajoso e que traz diversos benefícios para o sistema de produção, entretanto deve ser analisado e planejado com cautela. A VetJr. pode ajudar o produtor a avaliar o seu sistema, analisar a viabilidade de implantação de tal técnica e a partir daí, definir a melhor estratégia para a produção.


Escrito por: Júlia Freitas


Entre em contato conosco:

bovinocultura@vetjr.com

Celular VetJr.: 31 98292 7161


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

+55 (31) 9 8292-7161

contato@vetjr.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

© 2021 Veterinária Consultoria Júnior UFMG. Todos os direitos reservados.