top of page
  • Foto do escritorVetJr. UFMG

manejo reprodutivo de cadelas

Quando acasalar? Qual intervalo respeitar?


Para se obter sucesso na reprodução de cadelas, é importante conhecer as particularidades da espécie, da raça, do animal e, principalmente, realizar um bom planejamento do acasalamento. Dessa forma, é possível que a reprodução seja feita com maior segurança, eficiência e respeitando o bem estar dos animais.


A idade ao primeiro cio das cadelas depende de alguns fatores, como porte, raça e estado nutricional. Esse período varia entre 4 e 24 meses, sendo a média de 6 a 9 meses na maioria das raças. Além disso, o intervalo entre os cios ocorre em uma média de 6 a 7 meses, podendo chegar a 12, o que reforça que o planejamento do acasalamento é fundamental para otimizar a reprodução e ampliar a chance da cadela ficar gestante, garantindo ainda a saúde e o bem estar dela.


Conhecendo a idade ao primeiro cio, quando então pode ser feito o acasalamento?

Para responder a essa questão, dois fatores precisam ser avaliados:

1. Crescimento do animal;

2. Fertilidade.

Normalmente, quando entra no primeiro cio, a cadela ainda não completou seu desenvolvimento. Isso significa que, uma gestação nessa fase da vida, geraria uma competição por nutrientes (entre cadela e fetos) que poderia ter como consequência o mal desenvolvimento da cadela, o que não é desejável. Além disso, a fertilidade máxima da cadela costuma acontecer por volta do 2º ou 3º cio, enquanto a sua diminuição ocorre a partir dos 4 ou 6 anos de idade, variando também com o porte e raça do animal.

Diante dessas informações, entende-se que não há uma idade certa para o primeiro acasalamento. As condições do animal devem ser avaliadas, assim como as suas particularidades, para que então seja feito o melhor planejamento.


Na prática, as raças de pequeno e médio porte costumam estar aptas a ter uma ninhada a partir do 2º cio, enquanto as de porte grande e gigante a partir do 3º.


Uma vez que a fêmea, considerando o desenvolvimento e a fertilidade, esteja apta a iniciar sua vida reprodutiva, ela deve estar saudável, com bom escore corporal, com as vacinas em dia e livre de parasitos. Para garantir essas condições, é fundamental que a cadela seja avaliada clinicamente por um médico veterinário antes do acasalamento.


Por fim, conhecendo a idade ao primeiro cio e ao primeiro acasalamento, qual deve ser a frequência de reprodução das cadelas?

Estudos apresentam diferentes possibilidades. O mais recomendado é que, na maioria dos casos, seja respeitado o intervalo de 1 ninhada por ano, mas há exceções. Além disso, especialistas aconselham o máximo de 4 a 6 ninhadas no decorrer da vida reprodutiva da cadela. É importante ressaltar que a frequência de reprodução vai depender da condição física da cadela antes do cio, do tamanho da ninhada anterior, da sua idade, e outros fatores.


Para ajudar criadores e tutores no planejamento do acasalamento, a VetJr. oferece o serviço de manejo reprodutivo, objetivando a saúde e bem estar da mãe e dos filhotes!


Escrito por: Camila Torres.


Entre em contato conosco:

Email: pequenosanimais@vetjr.com

Celular VetJr.: 31 9 8292-7161

1.058 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page