top of page

Diarreia em bezerros

Foto do escritor: VetJr. UFMGVetJr. UFMG

A diarreia em bezerros constitui uma das principais enfermidades associadas a perdas nas fases iniciais de vida dos bovinos (ASSIS-BRASI et al., 2013). Bem como, a diarreia pode interferir no desenvolvimento dos animais e consequentemente, na produtividade no decorrer do tempo (BENESI, 1999).

Fisiologicamente, a diarreia representa um distúrbio do trato digestório, no qual ocorre um aumento do número de evacuações, com fezes que variam em consistência de amolecidas a líquidas (MILLEMANN, 2009). Dessa forma, as consequências estão associadas a perda de líquidos e eletrólitos corporais resultando em desidratação de diferentes intensidades (MADUREIRA, 1999).

Uma das principais polêmicas nas propriedades rurais em relação a diarreia em bezerros é sobre a retirada do leite quando esses animais apresentam alterações clínicas no trato gastrointestinal. Isso pode trazer inúmeros malefícios já que o leite fornece energia e proteínas que ajudam no combate dessas infecções. Além disso, não é o leite que causa a diarreia. Essa patologia está correlacionada a diferentes fatores e agentes, tais como: agentes enteropatogênicos, bactérias (Escherichia coli, Salmonella sp., Clostridium perfringens), vírus (rotavírus e coronavírus); protozoários (Eimeria sp.); verminoses, fatores nutricionais (rações) e de meio ambiente (MADUREIRA, 1999).

Como mencionado, na diarreia os bezerros perdem água e eletrólitos, então a primeira coisa a ser feita é o tratamento suporte hidratando os animais, logo após isso, é recomendado eliminar os organismos que estejam causando a infecção a partir de medicamentos específicos para o agente em questão e minimizar a chance de infecções secundárias por microrganismos oportunistas, em casos no qual o sistema imunológico do bezerro estiver deprimido.

Como forma de prevenção da diarreia é necessário fazer correções dos fatores de risco. Desse modo, é indicado realizar a colostragem corretamente, evitar grande número de bezerros por área, separar os bezerros por faixa etária, limpar adequadamente o ambiente, permitir que o ambiente tenha exposição solar, etc.

Em vista do apresentado, a diarreia nos bezerros deve ser sempre prevenida e os animais acometidos isolados e tratados. Assim sendo, é necessária assessoria para o correto diagnóstico, seguido de um correto tratamento e controle da diarreia nesses animais (MADUREIRA, 1999). Portanto, a VetJr. coloca-se à disposição para ajudar no direcionamento e recomendações a fim de garantir a sanidade dos bezerros e a eficiência do sistema de produção. Entre em contato para obter mais informações!


Escrito por: Júlia Freitas e Marina Borges.


Entre em contato conosco:

bovinocultura@vetjr.com

Celular VetJr.: 31 98292 7161


358 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Én kommentar


jeonjensoo1997
15. okt. 2023

Cadê as referências? Como vou saber qual artigo que você esta citando? Se puder colocar as referências, ficaria grata. Gostaria muito de ler os artigos e trabalhos que você citou. Obrigada.


Redigert
Lik
bottom of page