top of page
  • Foto do escritorVetJr. UFMG

COVID-19: a importância do consumo de leite e derivados

Atualizado: 6 de nov. de 2020


Os consumo do suco de laranja (fonte de vitamina C) vem sendo muito discutido no contexto da atual pandemia do COVID-19, já que o benefício principal é o fortalecimento do sistema imune. Mas você já ouviu falar dos benefícios do leite e derivados?

 

É amplamente conhecida pela população a importância do leite e derivados como fontes de cálcio. O que poucos sabem é que o cálcio apresenta efeitos imunomoduladores sobre as células do sistema imunológico, sobretudo linfócitos T, células que defendem o organismo de corpos estranhos e potencialmente prejudiciais, como os vírus. 

  Os lácteos também se apresentam como fonte de vitamina D que, de acordo com estudos científicos, possuem participação ativa no sistema imune. Acredita-se que a vitamina D é capaz de induzir a diferenciação de monócitos em macrófagos, potencializando, portanto, a capacidade de defesa. Além disso, tem papel fundamental no controle da autoimunidade, desenvolvendo um perfil de maior tolerância imunológica. Uma pesquisa recente realizada na Universidade de Turim, na Itália, demonstrou que uma parcela significativa dos pacientes hospitalizados e positivos para o COVID-19 têm deficiência de vitamina D, o que reforça a importância dessa suplementação presente nos alimentos e bebidas ricas em leite e derivados. 

 Nesses alimentos também encontramos os gangliosídeos, que auxiliam o sistema de defesa do corpo. Estas moléculas ajudam, não intencionalmente, na adesão das células imunes aos patógenos. Um exemplo dessa adesão seria a ligação no receptor de ácido siálico, que bloqueia a ligação de micro-organismos às células do hospedeiro, ocasionando a morte programada ou reduzindo atividades ameaçadoras, como as causadas pelo vírus da gripe, toxinas da cólera, tétano e botulismo. Esta capacidade aumenta a defesa contra infecções, servindo, portanto, como mecanismo para preveni-las. 

 Estudos também demonstraram que os lactobacilos, presentes principalmente nos iogurtes e leites fermentados, estimulam o sistema imunológico. Eles atuam como probióticos que pertencem ao grupo de bactérias cujo papel principal está no equilíbrio da microbiota intestinal. Dessa forma, há a melhora na imunidade local do trato gastrointestinal, o que reflete positivamente no sistema imune geral do organismo, havendo uma tendência à diminuição de resfriados, tosse e coriza quando o consumo desses alimentos ocorre diariamente.  

Portanto, o consumo de leite e derivados se apresenta como uma fonte de prevenção às infecções causadas por microorganismos, como o COVID-19, e em tempos de pandemia essa deve ser uma prática de frequência na população. Vale ressaltar que o consumo de lácteos deve ser orientado por médicos especialistas. Escrito por Bárbara Calefo e Tamires Tâmara.

Entre em contato conosco:

bovinocultura@vetjr.com Celular VetJr.: 31 98292 7161  

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  • WATER, Judy Van de et al. The Influence of Chronic Yogurt Consumption on Immunity. The Journal of Nutrition, v. 129, p. 1492S–1495S, 1 jul. 1999.

  • YAHIA, Mohammed. Controlling immunity through calcium. Disponível em: https://www.natureasia.com/en/nmiddleeast/article/10.1038/nmiddleeast.2009.50. Acesso em: 28 mar. 2020.

  • RUEDA, R. O papel dos gangliosídeos na imunidade e na prevenção de infecções. In: Controlling immunity through calcium. [S. l.], 27 dez. 2009. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17922964. Acesso em: 28 mar. 2020.

  • MARQUES, Cláudia Diniz Lopes et al. A importância dos níveis de vitamina D nas doenças autoimunes. Revista Brasileira de Reumatologia, São Paulo, v. 50, n. 1, p. 1492S–1495S, jan/fev. 2010.

  • NOGUEIRA, Luiz. Vitamina D pode amenizar complicações da Covid-19, diz pesquisa, 27 mar. 2020. Disponível em: https://olhardigital.com.br/coronavirus/noticia/vitamina-d-pode-amenizar-complicacoes-da-covid-19-diz-pesquisa/98666. Acesso em: 28 mar. 2020.

569 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page