• VetJr.

Como controlar os lucros e os gastos da sua propriedade?

Atualmente as propriedades rurais vem sendo cada vez mais enxergadas como empresas, afinal as diversas atividades exercidas nelas trazem sustento a várias famílias e movimentam bilhões na economia. Em 2019 o setor agropecuário apresentou crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,3%, sendo maior que a média de crescimento do geral da economia brasileira (1,1%), tornando-se o quinto setor que mais cresce no país. Por se tratar de um empreendimento, os movimentos de entrada e saída de recursos financeiros, bem como o gerenciamento de gastos e lucros das atividades, devem ser constantemente monitorados, uma vez que o controle financeiro da fazenda é essencial para mantê-la em pleno funcionamento e facilitar no controle de crises.


Em um mercado tão competitivo como o da bovinocultura avaliar apenas os fatores biológicos e zootécnicos sem um planejamento financeiro pode interferir negativamente na rentabilidade do sistema de produção. De nada vale o “excelente técnico” dissociado do “excelente econômico”. Correlacionar, por exemplo, o número de vacas em lactação/rebanho com o custo unitário do leite, avaliando o lucro anual da atividade leiteira, permite que o produtor possa analisar esses indicadores para ter um embasamento na elaboração do planejamento financeiro, verificação de resultados, estabelecimento de metas, avaliação de oportunidades que podem auxiliar na tomada de decisões para melhorias no rebanho. Baseando-se nesses indicadores ele pode selecionar e investir em animais e em um manejo que gere mais renda do que custos.


Para monitorar a questão financeira da fazenda é essencial que o gerente ou o responsável sobre o assunto na propriedade entenda sobre aspectos como fluxo de caixa e conheça bem o funcionamento da fazenda. Entende-se como fluxo de caixa uma ferramenta de gestão financeira em que se registra todas as entradas e as saídas, ou seja, todo o retorno financeiro das atividades, bruto e líquido, e todos os gastos ou investimentos. A título de exemplo: venda de animais, venda de leite e de ovos, compra de animais, manutenção de equipamentos, gastos com funcionários e medicamentos, dentre outros. Uma vez obtendo todo o registro dessa movimentação financeira é possível, ao final do mês ou de determinado período, analisar se a fazenda obteve mais prejuízos ou lucro, ou seja, se está no ‘’saldo vermelho’’ ou no ‘’saldo verde’’. O primeiro passo é fazer uma lista com todas as receitas e as despesas da fazenda anualmente. Além de nomear, é importante colocar o valor total gasto ou recebido por elas. Uma dica importante é separar por áreas de produtividade, por exemplo: gastos com funcionários: salário de X reais, cesta básica de X reais, dentre outros. Caso você não saiba ao certo quanto é gasto, aconselha-se colocar um valor médio baseado nos últimos registros. O segundo passo é organizar de forma sistemática como será a atualização desses dados, programando uma pessoa responsável e periodicidade correta, lembrando que o ideal é ter uma atualização frequente, para não deixar faltar informações. O terceiro passo é de extrema importância: deve-se analisar ao final do mês qual está sendo o retorno gerado e, a partir daí, traçar metas para alcançar o objetivo almejado.


Além disso, esse controle é essencial para a estabilidade do sistema, visto que permite visualização do destino de recursos, controle dos gastos e investimento em áreas necessárias, evitando que os custos sejam maiores que a renda obtida. Assim, com a obtenção dos dados e determinação das metas é possível obter uma visão geral do empreendimento, da realidade em que se encontra e do ponto que se quer alcançar, e a partir daí, realizar um planejamento de destinação de recursos, mantendo assim a segurança do investimento e permitindo crescimento do estabelecimento.


Como o planejamento financeiro será feito é de extrema importância para a organização dessa gestão na fazenda e pode ser feita através de cadernos de registro, de programas gratuitos ou pagos na internet ou por meio de planilhas personalizadas. Entretanto, essa gestão não é fácil e um pequeno erro pode trazer grandes prejuízos para a lucratividade do sistema. Neste contexto, a VetJr. oferece serviço de consultoria na área de planejamento financeiro e pesquisa de mercado, e se apresenta ao produtor com o intuito de auxiliá-lo a gerir financeiramente a propriedade, estabelecer metas e conseguir alcançar maior lucro.

+55 (31) 9 8292-7161

contato@vetjr.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

© 2020 Veterinária Consultoria Júnior UFMG. Todos os direitos reservados.