top of page
  • Foto do escritorVetJr. UFMG

Colostragem em Bezerros

Atualizado: 15 de fev. de 2023

Existem diversas práticas de grande relevância no cuidado de bezerros recém-nascidos, entre elas, desobstruir as vias aéreas, realizar a cura de umbigo e o fornecimento de colostro. A colostragem é um procedimento que consiste na administração de quantidade adequada de colostro de qualidade, sendo esse um dos aspectos mais importantes na criação de bezerros, já que assegura a saúde e produtividade dos animais.



O colostro é o produto da primeira ordenha após o parto e é rico em imunoglobulinas (anticorpos), e representa a primeira forma de imunidade do bezerro, já que a placenta dos ruminantes impede a transferência de anticorpos da mãe para o feto . Dessa forma, quando o animal nasce, ainda não foi exposto a patógenos e, assim, não produziu imunoglobulinas. Para ser considerado de qualidade, o colostro deve possuir concentração de anticorpos adequada e baixa carga bacteriana. A classificação de qualidade é feita utilizando-se um aparelho chamado colostrômetro ou um refratômetro que determina a concentração de imunoglobulinas do colostro.



Para que a transferência de imunidade seja eficiente é necessário que a colostragem seja feita logo após o nascimento do bezerro, em até 6 horas, pois nesse período o intestino possui capacidade de absorção de anticorpos. Após esse período, a capacidade é reduzida e o intestino para de absorver moléculas grandes como os anticorpos. Em relação à quantidade de colostro, deve ser fornecido um volume equivalente a 10% do peso ao nascer do bezerro.



Existem diferentes métodos para o fornecimento de colostro, entre eles: via sonda esofágica, mamadeira e natural (o bezerro mama colostro à vontade na mãe). A colostragem via sonda esofágica garante o consumo da quantidade adequada de colostro, enquanto os outros dois métodos não podem garantir o mesmo.


Dessa forma, a colostragem deve ser uma prioridade em qualquer propriedade, já que esse procedimento simples e de fácil realização pode influenciar diretamente na saúde dos animais, reduzir a mortalidade e evitar prejuízos ao produtor. A VetJr. possui serviços de manejo sanitário para assegurar os principais cuidados com bezerros neonatos, auxiliando no bem-estar dos animais.


Texto escrito por: Maria Clara Viana


Entre em contato conosco:

Email: bovinocultura@vetjr.com

Celular VetJr.: 31 98292-7161










421 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page