top of page
  • Foto do escritorVetJr. UFMG

um desafio na nutrição de aves

A criação de aves, bem como todas as outras criações animais dependem fortemente da alimentação. Tendo em vista sua participação expressiva de aproximadamente até 70% no custo de produção, essa etapa do manejo é fundamental, ao determinar o desempenho e qualidade do produto final, seja ele carnes ou ovos. Em vista do aumento repentino do preço dos principais ingredientes utilizados, o milho e a soja, hoje os produtores das mais diversas escalas se deparam com um problema generalizado, que impede o crescimento da avicultura.

Apesar dessa situação, a criação de aves em pequena escala ainda é possível, mas exige adaptações que podem sobrepujar a capacidade do pequeno, ou médio produtor de se adaptar e manter a produção. As opções de substituição de ingredientes são acompanhadas de incertezas quanto ao custo benefício obtido da nova formulação ou a complexidade que a adoção de outros ingredientes trazem para a atividade.


O conhecimento base para nutrição de animais é uma ferramenta importantíssima nesses momentos, e pode não só reduzir as perdas, mas manter a qualidade do produto sem grandes prejuízos. Dessa forma, a consultoria e conhecimento dos animais e ingredientes são imprescindíveis para contornar a alta no preço do milho e soja.


Esses conhecimentos aliados a um registro zootécnico de qualidade são propícios para que a produção não sofra impactos decisivos em momentos de alta dos insumos. Os dados zootécnicos permitem ao consultor analisar a produção e os animais de maneira crítica, estabelecendo uma base para a formulação de uma ração com novos ingredientes.


As informações sobre a fisiologia animal e os detalhes dos ingredientes novos trazem uma nova segurança ao produtor. Quando se trata de nutrição, erros podem comprometer todo o desempenho ou até mesmo a saúde dos animais. A falta de conhecimento em torno dos fatores antinutricionais de alguns alimentos, bem como o equilíbrio das vitaminas e minerais são determinantes são um dos maiores desafios da formulação de rações não utilizando dos ingredientes tradicionais.


Alternativas aos ingredientes tradicionais, raramente terão o mesmo resultado de uma ração calculada corretamente, tendo em vista que a falta da informação quanto aos ingredientes não permite que o produtor sem esses conhecimentos forneça todos nutrientes necessários para o bom desempenho dos animais. A composição de cada ingrediente, bem como sua classificação botânica que ditam em sua maioria a maneira como a ração será elaborada, exigindo que tudo seja equilibrado de maneira a otimizar o custo da ração e o desempenho dos animais.


Outro ponto crítico de importância é o entendimento de outros elementos associados à nutrição que possam frustrar aqueles que tentam elaborar novas fórmulas. Os nutrientes são a base para que o animal se desenvolva de maneira adequada e com saúde, permitindo que toda a produção se mantenha, mas não devem ser a única questão abordada. Outros detalhes como a linhagem dos animais, o estado de saúde, a taxa de crescimento são todos detalhes que geram alterações significativas no cálculo das exigências nutricionais do plantel.


Dessa forma, com tantos detalhes e informações essenciais para a manutenção da produção e bom desenvolvimento dos animais, o auxílio técnico promovido por um serviço de consultoria torna-se peça chave. O manejo nutricional completo é um dos pilares da produção moderna, e não deve ser negligenciado, mesmo quando o mercado apresenta-se pouco favorável.


A adaptação ao mercado é chave para um empreendimento e, dentro do ramo da produção animal, essa característica beneficia aqueles que são favoráveis à mudança. A VetJr., por meio de seus consultores e o contato com professores e profissionais especialistas na área, podem auxiliar o produtor nessas fases turbulentas do mercado. Com conhecimento atualizado e crítico sobre o mercado e a técnica, atuamos em conjunto com o produtor a fim de obter bons resultados para a criação, por meio da adaptação e flexibilização da produção.


Escrito por: Tiago Sá.


Entre em contato conosco:

avicultura@vetjr.com

Celular VetJr.: 31 98292 7161

263 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page