top of page
  • Foto do escritorVetJr. UFMG

O processo da ruminação

Atualizado: 18 de mai. de 2020

A ruminação é um movimento específico do rúmen. Estes movimentos ruminais são irregulares. Podem ocorrer 13 movimentos em 1 minuto e permanecer por 3 minutos sem ter movimento nenhum.  Este movimento inicia nos pilares craniais longitudinais, prosseguindo pelos pilares caudais longitudinais. A onda de contração vem deste movimento. A contração leva à movimentação do material que está dentro do rúmen. O retículo tem mecanorreceptores que identificam a superfície e a tensão do alimento.


Se predomina uma quantidade de alimento fibroso, o retículo sinaliza para o animal que ele está em regressão ruminal e precisa ir a um lugar tranquilo para processar o alimento ingerido. Esse processamento é a remastigação, que é precedida por movimentos anti-peristálticos no esôfago (regurgitação) e possui um componente voluntário. A ruminação, por outro lado, é involuntária.

Existem 4 camadas do rúmen: a primeira camada é a camada sólida, composta por partículas mais densas, material que já foi remastigado e se deposita facilmente no fundo; a segunda é a camada líquida, a maior camada, e devido à ação de microrganismos ocorre produção de gás, que atravessa constantemente essa camada; a terceira camada é a camada pastosa, formada pelo alimento que o animal acabou de comer; e acima de todas essas se localiza a última camada, a camada gasosa. Essas camadas ocorrem no repouso. Quando ocorre o movimento ruminal elas se misturam e depois retomam os seus lugares.


As principais funções da ruminação são a exposição do alimento para ação dos microrganismos e de enzimas. E conduzir o alimento até o retículo. Cuidado! Ruminar não é remastigar! Ruminação é a movimentação do rúmen. Quando o animal regurgita haverá a remastigação do alimento.

Entre em contato conosco: bovinocultura@vetjr.com

Celular VetJr.: 31 98292 7161

5.240 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page