top of page
  • Foto do escritorVetJr. UFMG

O ovo de galinha caipira é mais saudável que o ovo de granja?

Atualizado: 6 de nov. de 2020


O ovo é uma proteína de ótima qualidade e com um excelente custo-benefício. Além de possuir, geralmente, um preço atrativo, é um alimento com alto valor biológico, rico em ácidos graxos, aminoácidos, minerais e vitaminas. Tais características fazem com que ele seja um alimento muito comum na dieta do brasileiro: segundo dados recentes da Associação Brasileira de Proteína Animal - ABPA, o consumo anual no Brasil é de aproximadamente 230 ovos por pessoa. Com um mercado mais exigente e uma crescente valorização do bem-estar animal, além da demanda cada vez maior por uma alimentação saudável e por produtos orgânicos, a coloração da gema vem se tornando um elemento de grande relevância para alguns consumidores no momento da escolha do produto.


É muito comum que as pessoas relacionem a cor da gema do ovo com o valor nutricional e a qualidade dele. Sendo assim, uma parcela da população acredita que, por apresentarem a gema mais escura, os ovos caipiras são mais nutritivos e possuem qualidade superior quando comparados aos demais. Entretanto, a pigmentação da gema do ovo não interfere no valor nutricional e não deve ser considerada uma característica exclusiva dos ovos caipiras.


A coloração da gema é definida pela alimentação da ave, mais especificamente por pigmentantes conhecidos como carotenóides. Os carotenóides são pigmentos encontrados em abundância na natureza sendo conhecidos pela coloração amarela, laranja ou vermelha de alguns alimentos. Nesse aspecto, o milho constitui a base da alimentação das galinhas poedeiras criadas em sistemas convencionais ou alternativos, e possui xantofilas (um grupo de carotenóides) responsáveis pela cor amarelada das gemas.


Mas afinal, por que as galinhas caipiras produzem ovos com gemas mais escuras? A resposta é simples: além do milho, as galinhas caipiras também possuem outros produtos de origem vegetal na sua alimentação, oriundos da vegetação de pastagem, frutas, hortaliças e outros alimentos que podem ser eventualmente oferecidos. Já a grande parte das aves de granjas comerciais, por outro lado, se alimentam somente da ração, que contém milho, por isso seus ovos apresentam gemas de tons mais claros.


Além disso, o milho usado na fabricação das rações pode ser substituído por outros ingredientes, como o grão de sorgo, o farelo de arroz e o milheto, que não possuem a mesma quantidade de carotenóides do milho e comprometem a cor da gema, fazendo com que ela fique mais clara, ou até branca em alguns casos. Assim, aditivos pigmentantes naturais ou sintéticos podem ser adicionados na alimentação das poedeiras para colorir a gema, principalmente quando o milho é substituído na dieta. É importante ressaltar que os aditivos pigmentantes não alteram a qualidade nutricional e não oferecem risco para a saúde do consumidor.


Dessa forma, os ovos caipiras tendem a possuir gemas mais pigmentadas em virtude dos alimentos consumidos pelas galinhas criadas neste sistema. A cor da gema não deve ser usada para determinar se o ovo é caipira ou não, afinal, o que define o produto caipira é a maneira como as aves são criadas. Além disso, é possível obter ovos de gemas mais escuras em sistemas de criação industriais adicionando os pigmentantes na dieta.


É importante que o produtor busque oferecer às suas aves uma dieta balanceada, quer seja a criação com livre acesso aos alimentos ou confinada, o ideal é que o produto final possua as características organolépticas, como a cor da gema, agradáveis para o consumidor. A VetJr. oferece programas de manejo nutricional na área de avicultura de postura, auxiliando o produtor na escolha da melhor dieta para a criação, a fim de garantir a qualidade e a lucratividade dos ovos oferecidos. Para conhecer mais, entre em contato conosco e faça um orçamento.

Escrito por: Giovana Xavier e Larissa Gonçalves.


Entre em contato conosco: avicultura@vetjr.com Celular VetJr.: 31 98292 7161

24.997 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page