top of page
  • Foto do escritorVetJr. UFMG

Fatores de atenção no tamanho dos ovos de galinhas caipiras


O tamanho dos ovos, sejam eles de galinhas caipiras ou galinhas de granja, são determinados

geneticamente e classificados em escala de pequeno (45 a 49g) a jumbo (acima de 66g). O esperado é que, de acordo com a linhagem presente no plantel, exista um padrão de tamanho e coloração na produção dos ovos.

Dificilmente é possível aumentar o tamanho dos ovos por ser uma característica genética carregada pela raça escolhida, mas em caso de ovos menores existem vários fatores que podem ser explicados e até trabalhados de forma a atingir o padrão esperado.

A fase inicial de desenvolvimento da galinha é crucial para que ela tenha estrutura corpórea que possibilite a postura adequada, é imprescindível que durante esta fase o plantel se desenvolva livre de doenças, receba nutrição adequada com níveis de proteínas e demais nutrientes oferecidos corretamente. Neste caso, em que o desenvolvimento da ave foi prejudicado, dificilmente ela atingirá a produção esperada.

Na fase de cria e recria é necessário garantir o acesso das aves à quantidade adequada de alimento, além de se atentar ao fornecimento correto o produtor deve acompanhar de forma próxima como está a competitividade no plantel a fim de garantir um desenvolvimento uniforme. Durante esta fase também é de suma importância acompanhar o tamanho do espaçamento entre os ossos pélvicos, que deve medir aproximadamente dois dedos, numa boa poedeira deve haver espaço entre eles além de serem moles e flexíveis para garantir a passagem correta do ovo.

Além das fases de desenvolvimento, durante toda a fase de postura as aves acima do peso tendem a botar menos e ter ovos menores, portanto o manejo nutricional é o principal ponto de atenção para garantir tanto a saúde do plantel quanto a qualidade e tamanho dos ovos.


Escrito por: Camila Bomfim


Entre em contato conosco:

Avicultura@vetjr.com

Celular VetJr.: 31 98292 7161



1.840 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page