top of page
  • Foto do escritorVetJr. UFMG

Enriquecimento ambiental fácil e barato para gatos

Você sabia que é possível deixar seus gatos felizes com o enriquecimento ambiental de forma barata e fácil? Para melhorar o bem-estar psicológico e fisiológico animal, é importante o entendimento da biologia dos animais, e a compreensão de que eles têm necessidades, incluindo a de apresentar comportamentos específicos adequados de suas espécies.


Diante disso, os animais necessitam de cinco enriquecimentos ambientais: o alimentar, sensorial, cognitivo, físico e social com outros animais ou humanos. O alimentar envolve o fornecimento de alimento novos, de forma a estimular comportamentos típicos da espécie, como esconder o alimento pelo ambiente estimulando o animal a mimetizar a caça, a adição de carne na dieta, ração úmida e fornecer alimento e água em superfícies elevadas.


O sensorial envolve estimular os sentidos dos animais como cheiros, sons, texturas e imagens nos recintos e o cognitivo envolve estímulo mental. O cheiro e a textura de graminhas estimulam o enriquecimento sensorial, pode-se utilizar a grama tipo capim, grama de milho de pipoca ou erva do gato/ “catnip” uma vez na semana dentre outras plantas que não são tóxicas. A de milho de pipoca é super simples de ser feita, é só colocar os milhos de pipoca naturais em um vaso com terra adubada e molhar até ela crescer.

Além dos estímulos sensoriais com coçadores, os gatos marcam território liberando feromônios nesses. Para fazer um coçador barato você vai precisar de escovas de limpeza com cerdas macias, e fitas adesivas dupla face para fixá-las no local que quiser como os pés de mesas.


As varinhas para gatos, simulam o voo de um pássaro, podem ser feitas com uma vareta de madeira ou plástico por exemplo,presas a uma fita de qualquer material mais resistente como couro, cordas, com penas e bolas na ponta para o gato brincar.

Os arranhadores para gatos podem ser feitos com papelão enrolado em formato de caracol, cordas, carpete, tapete ou velcro, dependendo da preferência de cada animal, precisando ser estabilizados e colados em uma superfície dura como madeiras ou cano de PVC. Além disso, podem ter vários formatos como o de poste, arranhadores horizontais, arranhadores de pendurar em parede, arranhadores naturais feitos de tronco.

O enriquecimento físico aborda modificação estrutural do local em que o animal vive, subir em ambientes altos é um comportamento de felinos e desestressam os gatos. As passarelas e prateleiras podem ser feitas com madeira MDF, nichos, reutilização de pneus e em diversos modelos como prateleiras simples, do tipo escadinha, redondas, quadradas, estilizadas, de madeira e coloridas:

Os gatos também adoram se esconder em torres com buracos, que podem ser feitas com madeira, papelão dentre outros materiais baratos:

Essa diversidade de estímulos gera consequências positivas para os gatos, como felicidade, diminuição da frequência de doenças e comportamentos anormais, aumento da utilização positiva do espaço e aumento da capacidade reprodutora. Se você gostou e tem interesse em saber mais maneiras de enriquecer o seu gatil de forma prática e barata entre em contato com a consultoria de pequenos animais da VetJr. e nós vamos te ajudar!


Referências bibliográficas:


Escrito por: Matheus Santini.


Entre em contato conosco:

pequenosanimais@vetjr.com

Celular VetJr.: 31 9 8292-7161 

11.170 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page