top of page
  • Foto do escritorVetJr. UFMG

CENÁRIO ATUAL DA COTURNICULTURA


Com a atual pandemia do Coronavírus, os ovos de Codorna em conserva, que representam 70% da produção de ovos de Codorna, tiveram uma enorme queda com o fechamento de bares, restaurantes, quiosques de praias e botecos.


No Sul do país, onde o consumo de ovos de Codorna é primariamente pela conserva sem refrigeração a queda não teve um impacto tão rápido, mas com o tempo as distribuidoras e empresas de conserva tiveram uma redução de demanda (também pelo fechamento do comércio) e assim os produtores tiveram que reduzir sua oferta, descartando aves a fim de não reduzir o preço médio dos ovos. Ao analisar as empresas que fomentam esse mercado, também foi denotado uma diminuição em 50% da produção de matrizes, pela redução da demanda dos produtores.

A medida recomendada pelos especialistas em um momento crítico como esse é limpar o espaço de criadouro e fazer a quarentena dessas áreas; reduzir a quantidade de aminoácidos na ração,uma vez que o preço do milho está alto ultimamente; descartar lotes fracos e com altos índices de mortalidade para esperar o mercado se reaquecer.

Existe uma amplitude de soluções, mas a viabilidade é determinada pelo meio e objetivo de cada produção. Uma delas seria a procura por novos espaços, seja procurando um novo fornecedor de insumos, com diferentes produtos ou um novo comprador que está mais adaptado à nova realidade do mercado.

Outra opção seria optar pela gourmetização do ovo de Codorna, tornando o mercado de Codorna parecido com o de galinhas caipiras (criadas com pastejo, mais espaço, etc.) ou modificando o ovo, procurando novas linhagens de Codorna (mudança de cor, tamanho, e sabor do ovo), alterações que gerassem um valor agregado e um diferencial perante o mercado.

Além disto, existe uma opção mais rentável e mais plausível, que seria o aumento da produção de ovos para venda em supermercados por "Bags" e a venda de ovos in natura, com embalagens mais chamativas e que atraiam o consumidor. Ademais, deve-se estimular o consumidor final pelo e-commerce, sempre divulgando a importância do ovo de Codorna, rico em vitaminas, na imunidade das pessoas. Ou seja, o investimento no marketing do produto e da divulgação dos benefícios do mesmo, é de extrema importância para o sucesso da venda.


O auxílio de um médico veterinário é outro fator imprescindível, pois auxilia no manejo sanitário, nutricional, e reprodutivo dos lotes. Dessa forma é possível reduzir o número de perdas, elevar a produtividade e previnir a ocorrência de doenças, podendo auxiliar no tratamento das doenças já existentes.


Neste contexto, a Vetjr. presta serviços de consultoria às propriedades, auxiliando em questões nutricionais, sanitárias, reprodutivas e até mesmo no auxilio à divulgação dos produtos por meio do Instagram. Consulte nossos serviços!


Escrito por: Henrique Carneiro Lobato


Entre em contato conosco:

avicultura@vetjr.com

Celular VetJr.: 31 98292 7161

1.217 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page