• VetJr. UFMG

Alimentação natural para cães e gatos

Conheça mais sobre o assunto


Recentemente o mercado de alimentação natural para cães e gatos tem crescido e vem despertando cada vez mais o interesse dos tutores. Isso se deve ao fato de uma busca por opções menos industrializadas, sem conservantes e mais saudáveis, que acaba se estendendo também aos pets.


Inicialmente, é importante ressaltar que a alimentação natural para os animais não significa que eles poderão comer o mesmo prato que os tutores comem, como por exemplo no almoço. Cabe lembrar que alguns alimentos podem ser tóxicos aos cães e/ou gatos, assim, os donos não devem oferecer por conta própria qualquer tipo de comida. As dietas devem ser recomendadas por médicos veterinários capacitados, que prescreverão adequadamente os alimentos que suprirão as necessidades metabólicas dos pets individualmente, de acordo com alguns fatores como peso, idade, raça e saúde.


Nesse sentido, podemos destacar um dos principais pontos positivos da alimentação natural, que é contemplar as particularidades de cada indivíduo e se adaptar energética e proteicamente ao seu momento de vida. Outro benefício é maior ingestão de água quando os alimentos são cozidos, o que pode ser um grande aliado para aqueles animais que não possuem o costume de beber muita água, sendo uma ótima opção para pets com problemas renais.


Entretanto, para que esse tipo de alimentação leve apenas benefícios para o animal, é importante considerar algumas questões. A primeira delas é a procedência e o preparo dos alimentos, que devem ser livres de contaminação biológica. Em segundo lugar podemos ressaltar a importância de ser recomendada por um médico veterinário, pois caso a dieta não atenda os requisitos nutricionais mínimos, pode causar déficits nutricionais e promover ou agravar doenças pré-existentes.


Podemos concluir, dessa forma, que a alimentação natural, oferecida da maneira correta, pode aumentar a qualidade de vida do cão e do gato e diminuir o risco de doenças como a obesidade e doenças renais. A VetJr. possui uma equipe capacitada para realizar a formulação de dietas para animais saudáveis, assim como auxiliar empresas do ramo a abrirem seu negócio, produzir o manual de boas práticas de fabricação e a rotulagem dos alimentos.


Se achou esse post interessante compartilhe com seus conhecidos! Para mais informações entre em contato conosco!


Escrito por: Ana Clara Minardi


Entre em contato conosco:

Email: pequenosanimais@vetjr.com

Celular VetJr.: 31 9 8292-7161


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo