• VetJr.

Parâmetros para a seleção de galos com melhores níveis de fertilidade


Um dos importantes aspectos em relação ao manejo de matrizes pesadas é o período reprodutivo. Após 45 semanas, depois do pico de produção de ovos, é essencial a manutenção da fertilidade do lote de machos para garantir a postura das aves.

A seleção dos galos é feita através da avaliação de alguns aspectos como o tamanho da crista e da barbela, cor, peso corporal e do comprimento e aspecto das patas. Machos com peso muito baixo e que apresentam patas deformadas são indesejáveis no sistema produtivo. Além disso, sabe-se que existe correlação positiva em relação ao tamanho dos testículos e a fertilidade. Porém essas estruturas se localizam no interior do corpo do animal, o que dificulta a visualização das mesmas. Como então verificar a fertilidade dos machos em tal período?

Tradicionalmente, costuma-se avaliar a fertilidade de um macho através do peso corporal e escores de cloaca e de crista, porém surgiu o questionamento sobre a eficácia na avaliação dessas características. Estudos comprovaram que galos (71 semanas) mais pesados (entre 5,2-6,2 kg), demonstram maior peso dos testículos e que existe correlação positiva entre o maior peso de testículos com os melhores escores de cloaca e de cristas. Ou seja, existe associação entre os melhores escores de cloaca e cristas com melhores índices de fertilidade.

Sendo assim, para a escolha de machos mais velhos, podem-se associar todas essas características para selecionar um possível galo com melhores índices de fertilidade. Entretanto, é importante enfatizar que existem também outras formas de se avaliar a fertilidade e fazer a seleção dos melhores machos.

A VetJr. possui uma equipe técnica preparada para auxiliar na escolha dos melhores galos, além de realizar todo o acompanhamento do seu negócio desde a implementação. Atuamos com consultoria técnica em manejo de poedeiras e machos, nutrição e formulação de rações, auxílio na escolha de linhagens, recomendações de instalações e manejo sanitário das aves. Nos colocamos a disposição para ajudar a desenvolver o seu negócio ou aumentar sua produtividade.

Entre em contato conosco: avicultura@vetjr.com

Celular Vetjr.: 31 98292 7161

4 visualizações

+55 (31) 9 8292-7161

contato@vetjr.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

© 2020 Veterinária Consultoria Júnior UFMG. Todos os direitos reservados.