top of page
  • Foto do escritorVetJr. UFMG

Limpeza e desinfecção de ambientes

Atualizado: 14 de mar. de 2022


A pandemia do coronavírus gerou medo e preocupação nas pessoas, levando-as a questionar se os métodos de higienização e cuidados com a saúde eram eficazes em eliminar microrganismos do ambiente e impedir contaminação. Com os animais não é diferente, o ambiente pode ser o grande vilão mantendo e até servindo como local de reprodução para diversos vírus e bactérias. Desta forma, a limpeza e a desinfecção do ambiente podem ser grandes aliadas para prevenir e eliminar microrganismos causadores de doenças que presentes no lugar onde o animal vive.


A limpeza é um processo de remoção de sujidades mediante ao uso de diferentes mecanismos químicos, mecânicos ou térmicos. Existem dois tipos de limpeza, são elas: a limpeza concorrente, feita diariamente e em apenas áreas críticas, como o comedouro dos animais; e a limpeza terminal, desinfecção de todas as áreas do local, como de um criatório. A escolha do mecanismo e o tipo de limpeza é feita por meio de um conhecimento prévio de quais doenças os animais e o ambiente podem estar expostos, e é de extrema importância ser feito por pessoas capacitadas.


A título de exemplo, pode-se citar uma situação hipotética em que a inativação de um vírus, como o COVID-19 em humanos e o vírus da cinomose em cães, pode ser alcançada após 1 minuto de uso de desinfetantes como o álcool 70% em tecidos ou hipoclorito de sódio no ambiente. Isso pode ser feito usando preferencialmente a água sanitária 2-2,5%, diluindo uma parte de água sanitária (250ml) para três partes de água potável (750ml), obtendo assim um litro da mistura a 0,5%. Essa mistura pode ser usada para desinfetar superfícies inanimadas, como pisos, azulejos, paredes, dentre outros.


Existem alguns cuidados no uso da água sanitária que merecem ser conhecidos. A água sanitária é um desinfetante e um alvejante que pode danificar tecidos e ser corrosiva com metais. Além disso, ela pode causar irritação na pele, sendo necessário utilizar luvas e realizar a limpeza preferencialmente em ambientes ventilados. Em casos de acidentes, deve-se procurar o médico imediatamente.


Neste contexto, a VetJr. oferece serviço de consultoria na área de manejo sanitário e se apresenta com o intuito de auxiliar na gestão e na sanidade do empreendimento, visando a eliminação de patógenos e promovendo a saúde humana e animal.


Escrito por: Giovanna Vianna


Entre em contato conosco:

Email: silvestres@vetjr.com

Celular VetJr.: 31 9 8292-7161


1.150 visualizações0 comentário
bottom of page