top of page
  • Foto do escritorVetJr. UFMG

Bem-Estar Animal vs. Zoológicos

Atualizado: 14 de mar. de 2022



Vocês sabiam que a maioria dos zoológicos brasileiros fazem parte da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB)? E que ainda mais, que a AZAB faz parte da Associação Mundial de zoológicos e aquários (WAZA)? Agora o que vocês devem estar se perguntando é: Qual a importância disso?

 Os zoológicos antigamente, como também era nos circos, tratavam os animais meramente como um espetáculo, servindo apenas para entretenimento e lucro. Onde os animais viviam enjaulados em pequenos recintos, mal alimentados e colocados em estresse crônico. Contudo, com o passar dos anos, a comprovação da senciência dos animais, a necessidade de se proporcionar um bem-estar que não fosse somente a saúde física do animal, muitos zoológicos acolheram o Bem-estar animal, além de outras praticas que corroborassem para tal.

 Os zoológicos, principalmente no Brasil, devido a Instrução normativa 07, que os definem com tal categoria, devem atender "a finalidades científicas, conservacionistas, educativas e socioculturais". Devido a isso, vários zoológicos nacionais e mundiais se uniram para formar essas Associações com o objetivo de unificar a forma de trabalho, darem suporte uns aos outros e regularem praticas em defesa aos Animais.

  No Bem-estar animal, nós temos as 5 liberdades: Livre de Fome, Sede e Desnutrição; Desconforto; Dor, Injuria e Doença; para Expressar Comportamento Natural; E de Medo e Estresse negativo. Os zoológicos, adaptam as 5 liberdades para os 5 Domínios: Nutrição, Ambiente, Saúde e Comportamento. Quando se atende todos esses 4 domínios é que se alcança o 5º e último que é o Mental, considerando que o animal está em pleno Bem-estar animal.

  As Associações só aceitam novos membros se cumprirem certos requisitos: Atuação na conservação das espécies do plantel, pesquisas com objetivo de melhor descrever a biologia dos animais e poder fornecer melhores condições a estes. Nutrição adequada, a própria educação ambiental e passam principalmente pelo Comitê de Bem-Estar Animal, que avalia desde o planejamento de recinto adequando, fornecimento de enriquecimento ambiental e todos os outros fatores supracitados.

  Devido a resistência do público em aceitar os animais silvestres como pets, nossos esforços tem de ser garantir que a criação ofereça tudo que os animais necessitam para viver bem, afim de mostrar que a criação é uma forma de conservação e que quem compra e vende devem ter apreço pelos animais e entende que eles possuem necessidades de Bem-estar. Para isso, a VetJr oferece aos criadores diversas ferramentas para atender a necessidade de Bem-estar animal, desde implementação de Enriquecimento ambiental, análise nutricional dos alimentos e formulação de ração, planejamento de recintos, entre outros.

  Assim como a Azab e Waza, a VetJr está planejando conferir um selo de Bem-estar animal aos criadores associados. Por enquanto estamos juntando informações para formular critérios afim de certificar somente os criadores que se adequam, o que conferiria maior valor a criação e ao mercado deste.

Para maiores informações, segue acesse o Site Oficial da AZAB.


Entre em contato conosco:

Email: silvestres@vetjr.com

Celular VetJr.: 31 9 8292-7161

303 visualizações0 comentário
bottom of page