A automutilação em aves
- VetJr. UFMG
- 25 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
A automutilação Ć© um dos problemas mais frequentes quando o assunto Ć© criação de aves silvestres e um dos motivos estĆ” relacionado Ć desvalorização comercial do animal. AlĆ©m disso, o diagnóstico Ć© fĆ”cil, sendo feito atĆ© mesmo pelo próprio produtor, em que podemos perceber o animal arrancando as próprias penas, sendo que a regiĆ£o da cabeƧa Ć© a Ćŗnica parte onde as penas ainda sĆ£o preservadas. Dentre os agentes etiológicos deste comportamento, ou seja, o agente causador da doenƧa, temos processos infecciosos, parasitĆ”rios ou ainda nutricionais, sendo que causas psicológicas (habitação, ambiente, atenção dada ao animal) tambĆ©m podem estar relacionadas. Por mais que o diagnóstico possa ser fĆ”cil, temos que resolver a causa primĆ”ria, o que nem sempre Ć© fĆ”cil. Para isso, a equipe VetJr. irĆ” aplicar um pequeno questionĆ”rio, alĆ©m de realizar exames que nos auxiliarĆ£o na resolução do caso, que nem sempre Ć© possĆvel.
Nesse texto, iremos abordar algumas causas que podem levar a esse quadro, mas Ć© vĆ”lido ressaltar que para um diagnóstico mais assertivo, iremos precisar de um olhar clĆnico, que só pode ser dado por um mĆ©dico-veterinĆ”rio. AlĆ©m disso, o tratamento com drogas capazes de trazer bons resultados, irĆ” depender do laudo e receita emitido pelo veterinĆ”rio.

Causas psicogĆŖnicas
Nesses casos, iremos ter grandes diferenças de acordo com o tipo de espécie além do tipo de criação. Como são muitas as causas, podemos listar algumas como mais comuns, sendo necessÔrio um olhar técnico na criação para identificar a ou as causas responsÔveis pelo quadro de automutilação.
Dentre eles, podemos citar: excesso ou escassez de luminosidade, presenƧa de outros animais no ambiente, mudanƧa de ambiente, falta de estĆmulos naturais, solidĆ£o, odores, sons, dentre outros.
Como tratamento, devemos sempre identificar a causa primĆ”ria e resolver o problema de vez, contudo, nem sempre isso serĆ” possĆvel, uma vez que as aves podem acabar āse acostumandoā e esse comportamento estereotipado acaba por fazer parte da sua rotina. Nesses casos, medidas como colar elizabetano podem ser uma boa saĆda.
Causas parasitƔrias
Um dos agentes etiológicos da doenƧa, sĆ£o os problemas parasitĆ”rios. Para identificar essa causa, o melhor caminho Ć© o exame parasitológico de pele, e assim, iremos conseguir visualizar o parasita causador do comportamento. AlĆ©m disso, Ć© importante lembrar dos hĆ”bitos dos parasitos, que irĆ£o ajudar no diagnóstico. Dentre os agentes, podemos citar o Ćcaro Vermelho (Dermanyssus gallinae) que possui hĆ”bitos noturnos, e nesse momento pode ser encontrado nas aves. No caso dos piolhos, nem sempre conseguimos ver, pois sĆ£o pequenos e normalmente, em menores quantidades.
Dentre as formas de contornar esse problema, podemos fazer o uso de inseticidas especĆficos para aves. AlĆ©m disso, um bom manejo sanitĆ”rio deve ser realizado, com desinfecção de gaiolas, ambientes e utensĆlios. Para isso, a VetJr. oferece serviƧos contendo um excelente manejo sanitĆ”rio especĆfico para a sua criação, atendendo as necessidades das aves e adequando Ć sua rotina.
Agora que podemos entender um pouco mais sobre a automutilação, podemos agir quando um desses casos aparecerem em nossa produção. Caso tenha problemas em seu plantel, mande uma mensagem para um de nossos consultores, serÔ um prazer te ajudar a superar esse desafio.
Texto escrito por: Pedro Viana
Entre em contato conosco: Email: silvestres@vetjr.com Celular VetJr.: 31 9 8292-7161
