top of page
  • Foto do escritorVetJr. UFMG

Criação de animal silvestre e exótico: o que considerar na hora da compra?

Atualizado: 14 de mar. de 2022

 

Você já se interessou em ter um animal silvestre ou exótico? Saiba que isso é possível, mas para isso é importante entender alguns conceitos. Os animais silvestres são aqueles que pertencem à fauna brasileira, ou seja, são nativos. Estes animais são comercializados em criatórios legalizados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e cada um apresenta uma identificação individual e de origem em nota fiscal, além de serem marcados com anilhas ou microchips, o que permite diferenciá-los de animais oriundos de tráfico. Já os animais exóticos são aqueles que não pertencem ao território brasileiro e, por isso, podem ser comercializados livremente, sem os critérios exigidos para as espécies nativas.

  Antes de escolher o animal, é muito importante conhecer as particularidades da espécie desejada para atender suas necessidades e garantir o seu bem estar. A escolha também deve se basear na sua expectativa em relação ao animal e nos gastos que o animal exige. Para isso, as principais características que devem ser levadas em consideração antes da compra são: comportamento, alimentação, principais afecções e o ambiente que a espécie vive na natureza, pois tudo isso irá influenciar no manejo em cativeiro. Também é importante estar ciente que o animal deve receber cuidados veterinários de profissionais especializados periodicamente, a fim de tratar uma enfermidade, evitar a ocorrência e transmissão de doenças, e corrigir erros de manejo, que é um problema muito reportado nas clínicas veterinárias.

  Os erros de manejo mais comuns são, por exemplo: erros na alimentação, que varia muito de uma espécie para outra; umidade e temperatura inadequadas, que podem resultar em problemas de pele em répteis; falta de higiene; exposição excessiva de aves ao frio; depressão; crescimento excessivo dos dentes de roedores; entre outros.

  A VetJr. oferece consultoria para solucionar estes e outros problemas, e está a sua disposição para prestação de serviços.

Escrito por: Rafael Lage Magalhães


Entre em contato conosco:

Email: silvestres@vetjr.com

Celular VetJr.: 31 9 8292-7161


318 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page