Quais parâmetros são válidos para a seleção de galos com melhores níveis de fertilidade?

June 20, 2019

 

Um dos importantes aspectos em relação ao manejo de matrizes pesadas é o período reprodutivo. Após 45 semanas, depois do pico de produção de ovos, é essencial a manutenção da fertilidade do lote de machos para garantir a postura das aves.

A seleção dos galos é feita através da avaliação de alguns aspectos como o tamanho da crista e da barbela, cor, peso corporal e do comprimento e aspecto das patas. Machos com peso muito baixo e que apresentam patas deformadas são indesejáveis no sistema produtivo. Além disso, sabe-se que existe correlação positiva em relação ao tamanho dos testículos e a fertilidade. Porém essas estruturas se localizam no interior do corpo do animal, o que dificulta a visualização das mesmas. Como então verificar a fertilidade dos machos em tal período?

Tradicionalmente, costuma-se avaliar a fertilidade de um macho através do peso corporal e escores de cloaca e de crista, porém surgiu o questionamento sobre a eficácia na avaliação dessas características.  Estudos comprovaram que galos (71 semanas) mais pesados (entre 5,2-6,2 kg), demonstram maior peso dos testículos e que existe correlação positiva entre o maior peso de testículos com os melhores escores de cloaca e de cristas. Ou seja, existe associação entre os melhores escores de cloaca e cristas com melhores índices de fertilidade.

Sendo assim, para a escolha de machos mais velhos, podem-se associar todas essas características para selecionar um possível galo com melhores índices de fertilidade. Entretanto, é importante enfatizar que existem também outras formas de se avaliar a fertilidade e fazer a seleção dos melhores machos.       

A VetJr. possui uma equipe técnica preparada para auxiliar na escolha dos melhores galos, além de realizar todo o acompanhamento do seu negócio desde a implementação. Atuamos com consultoria técnica em manejo de poedeiras e machos, nutrição e formulação de rações, auxílio na escolha de linhagens, recomendações de instalações e manejo sanitário das aves. Nos colocamos a disposição para ajudar a desenvolver o seu negócio ou aumentar sua produtividade.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts

October 7, 2019

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags