Cuidados com cães braquicefálicos

September 20, 2018

Cães braquicefálicos são cachorros com encurtamento da região do focinho na face, sendo chamados muitas vezes de “cachorros de cara amassada” por essa característica marcante.

Essa peculiaridade é perceptível em várias raças caninas, como buldogues, shar-pei, lhasa apso, shih-tzu, pug, dentre outras, muito populares atualmente.

Essa mudança facial é decorrente de uma seleção genética artificial, focada no desenvolvimento dessas raças para serem cães de companhia e assim, manterem características físicas que agradem aos donos.

Essas raças, tidas como fofas, exigem muitos cuidados. Ao adquirir cães com crânio achatado, o proprietário deve lembrar que muitos desses cães desenvolvem problemas de protusão ocular, defeitos na dentição causados pela falta de espaço para o correto crescimento os dentes, problemas dermatológicos, dificuldades em mudanças de temperatura e até insuficiências respiratórias.

Os cães braquicefálicos necessitam de certos cuidados especiais. Suas narinas estreitas causam dificuldade respiratória, o que atrapalha a troca de calor com o ambiente. Por isso, é importante manter seu cãozinho refrescado nos dias mais quentes, além de evitar longos períodos de exposição ao sol.

Em raças que possuem pele enrugada, como o shar-pei, é necessário constante cuidado, pois suas “dobrinhas” podem se tornar um ambiente propício para proliferação de fungos e bactérias. A manutenção da higiene o animal é imprescindível para o seu bem-estar.

Outro problema comum nos cães braquicefálicos de porte pequeno é o tamanho da cabeça dos filhotes. Proporcionalmente à cães de outras raças, os filhotes de cães braquicefálicos possuem uma cabeça maior, o que gera problemas no parto. De modo geral, os partos são realizados sempre via cesárea.

Antes de adotar um cãozinho braquicefálicos, lembre-se que ele vai necessitar de cuidados. Consultas frequentes ao veterinário serão necessárias devido ao problemas das raças, então esteja preparado para arcar com os custos.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts

October 7, 2019

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags