Avicultura e os sistemas orgânicos de produção: Um mercado em ascensão

November 4, 2019

 Com a evolução da consciência da população em torno da produção sustentável e preocupada com o Bem-estar no meio de produção animal, houve uma resposta do consumidor e do mercado em busca de novos produtos que garantissem boa qualidade e maior respeito aos animais na produção. Em contraste, os sistemas de produção de aves, altamente tecnificados e em plena expansão, encontraram uma nova demanda que promete um maior valor agregado aos produtos e com boa aceitação da população. Esses produtos cada vez mais presentes nos mercados e na conquista de um novo público são os Ovos Caipiras e Frangos Orgânicos, que ao contrário do sistema convencional, permitem uma maior conciliação entre o ambiente, os animais e a produção.

 

  A regulamentação para esses produtos data desde o início da década de 2010 com a Instrução Normativa nº 46/11 para Sistemas Orgânicos de Produção, e em 2016 com a norma técnica da ABNT para criação dos Ovos Caipiras ou Coloniais. Ao prever novos objetivos e regras para produção orgânica, começou um processo de adaptação e atendimento à nova demanda por alimentos sustentáveis que respeitassem as condições de bem-estar animal e sustentabilidade cuja demanda pelo mercado só cresce.

 

  Trabalhando com uma menor densidade de animais, interação animal e vegetal, e respeitando aspectos ambientais de preservação do ambiente e sustentabilidade surgem entraves que dificultam a entrada de empresas e novos produtores no mercado. Em adição, esses novos sistemas exigem novos conhecimentos técnicos que garantam a viabilidade, o sucesso da produção e a aprovação pelos órgãos certificadores da produção orgânica como Organismo de Avaliação da Conformidade Orgânica (OAC). Tendo em vista esses desafios, poucos aderem a essa tendência, apesar do seu destaque no mercado nacional.

 

  Com essa nova demanda e um mercado crescente, é esperado não somente que aumente o interesse nos produtos, mas o interesse pelos produtores. Perante esses novos desafios e nova demanda, a VetJr. dispõe seus serviços de consultoria e planejamento para Sistemas Orgânicos de produção.

 

 

Entre em contato conosco:
vetjrufmg.aves@gmail.com
Telefone VetJr.: 31 3409 2065
Celular VetJr.: 31 982 927 161  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive