Avicultura e os Sistemas Orgânicos de Produção: Um mercado em Ascensão

November 4, 2019

 

Com a evolução da consciência da população em torno da produção sustentável e preocupada com o Bem-estar no meio de produção animal, houve uma resposta do consumidor e do mercado em busca de novos produtos que garantissem boa qualidade e maior respeito aos animais na produção. Em contraste, os sistemas de produção de aves, altamente tecnificados e em plena expansão, encontraram uma nova demanda que promete um maior valor agregado aos produtos e com boa aceitação da população. Esses produtos cada vez mais presentes nos mercados e na conquista de um novo público são os Ovos Caipiras e Frangos Orgânicos, que ao contrário do sistema convencional, permitem uma maior conciliação entre o ambiente, os animais e a produção.


A regulamentação para esses produtos data desde o início da década de 2010 com a Instrução Normativa nº 46/11 para Sistemas Orgânicos de Produção, e em 2016 com a norma técnica da ABNT para criação dos Ovos Caipiras ou Coloniais. Ao prever novos objetivos e regras para produção orgânica, começou um processo de adaptação e atendimento à nova demanda por alimentos sustentáveis que respeitassem as condições de bem-estar animal e sustentabilidade cuja demanda pelo mercado só cresce.


Trabalhando com uma menor densidade de animais, interação animal e vegetal, e respeitando aspectos ambientais de preservação do ambiente e sustentabilidade surgem entraves que dificultam a entrada de empresas e novos produtores no mercado. Em adição, esses novos sistemas exigem novos conhecimentos técnicos que garantam a viabilidade, o sucesso da produção e a aprovação pelos órgãos certificadores da produção orgânica como Organismo de Avaliação da Conformidade Orgânica (OAC). Tendo em vista esses desafios, poucos aderem a essa tendência, apesar do seu destaque no mercado nacional.


Com essa nova demanda e um mercado crescente, é esperado não somente que aumente o interesse nos produtos, mas o interesse pelos produtores. Perante esses novos desafios e nova demanda, a VetJr. dispõe seus serviços de consultoria e planejamento para Sistemas Orgânicos de produção.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts

October 7, 2019

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags