Planejamento e implantação de canil

October 21, 2019

 

Para começar um canil é preciso se atentar a viabilidade econômica do empreendimento. Para que isso seja feito de uma maneira correta deve-se pensar em raças mais viáveis economicamente para o canil em específico. Visando o manejo, as delimitações das instalações, custo-beneficio. Por exemplo, as raças de pequeno porte exigem um espaço reduzido, o manejo sanitário é mais fácil que os de grande porte e há uma facilidade em comercializar cães adultos.


Em relação às instalações, é recomendado que se tenha uma área de serviço, onde se localiza o escritório e o depósito da empresa. Ademais, deve-se ter uma ala de manejo dos animais, onde se encontram os boxes dos cães, uma área de maternidade, a área de exercício gramada ou não e uma área para banho e tosa (caso o proprietário queira trabalhar com esse ramo).


Em relação ao local do canil, é recomendado que a localização não seja muito próxima do centro das grandes cidades, visto que o proprietário pode ter problemas com reclamações de ruídos e mau cheiro, por exemplo. Entretanto, se o local for no perímetro urbano, deve-se ter algumas precauções, como a escolha de raças mais tranquilas, de bom convívio social.


Também é importante se pensar no manejo sanitário durante a implementação de um canil, pois ela varia com as raças (uma determinada raça que possui pelos mais densos e extensos dará mais trabalho durante esse processo). A verificação dos pelos, da higiene das orelhas, se há presença de ectoparasitas deve ser feita, em algumas raças, diariamente.


A alimentação é um dos principais pilares de um canil. É preciso pensar em quanto tempo o filhote vai começar a ter contato com a ração (ele começa a aceitar rações sólidas com três a quatro semanas de vida). Por volta de 10 a 12 meses, a ração para filhotes pode ser substituída para a ração para cães adultos. A vacinação é outra questão de atenção nos canis, pois uma vez ao ano os animais devem ser protegidos com vacinas sêxtuplas e antirrábicas. Além disso, a vermifugação também é essencial, pois os filhotes devem ser medicados com três a quatro semanas de idade, e depois, mensalmente até completarem seis meses. Após essa fase, a vermifugação só ocorre a cada seis ou doze meses.


Logo, é possível perceber que para se montar um canil, o proprietário deve pensar em diversos quesitos, antes mesmo de abrir o estabelecimento. Ainda nesse sentido, é necessário lembrar que os animais são seres sencientes, ou seja, são capazes de terem sentimentos e sensações, com isso, o respeito para com eles é de extrema importância. Por isso, a VetJr possui uma equipe voltada a criação de Cães e Gatos e capacitados a lidar com toda a burocracia, consolidação dos manejos para canil e a implementação de enriquecimento ambiental para o Bem-estar dos animais.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts

October 7, 2019

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags