Qual é a alimentação ideal para seus animais?

August 21, 2019

A nutrição animal adequada é fundamental para a produtividade, bem estar e sobrevida dos animais. Ela se aplica a qualquer categoria de criação, desde a produção animal até os animais de estimação. Mas então, qual alimentação é a alimentação ideal para seus animais? Como na humana, a nutrição animal procura atender as necessidades e carências que o animal precisa para se manter(viver). Contudo, a diferença está em sua aplicabilidade:

 

  Para animais de engorda, se oferece a demanda necessária para alta produção e usando de estratégias de manejos e incrementos de nutrientes em época do ano ou período do dia; como a utilização de concentrado para bezerros até certa idade, aproveitando a melhor conversão em peso. 

  Em produção de ovos, mesmo ainda sendo produção animal, a estratégia é outra: Oferta de dietas com maior balanço energético e mineral para suprir carências de poedeiras e o posicionamento de comedouros e bebedouros com objetivo de facilitar a vida do animal e reduzir a perda energética, de forma que o corpo direcione para a postura.

  Em animais de companhia, como cão e gato, é dito que a ração que ofertar o maior teor de proteínas é a ideal, porém não é bem assim, já que essa ideia resulta em gastos sem necessidade nutricional de uma dieta com teor de proteína que costuma estar muito além da demanda. Por isso, faz-se necessária a avaliação nutricional antes da aquisição e uso de certa ração para seu canil, ou animal.   

  Por fim, ao se tratar de animais silvestres, a necessidade de manejo nutricional é importantíssima, pois por mais que certos animais se pareçam muito anatomicamente, há necessidades diferentes e até tolerância a certo nível de nutrientes, como a nível de gordura. Por exemplo: a ema, avestruz e emu, por mais que se pareçam muito, possuem hábitos alimentares diferentes. O emu consegue ser onívoro, como nós na vida adulta, já a ema e o avestruz são estritamente herbívoros e se forem alimentados com muito amido pode ocorrer cólica, diarreia e até a morte, enquanto o emu, por outro lado, tolera muito bem rações bem energéticas.

  Tendo em vista o que foi exposto, a VetJr se oferece em consultorias de manejo alimentar tanto em produção animal, como em pequenos animais e animais silvestres. Contamos com apoio de professores e materiais para o melhor balanceamento nutricional, visando não somente atender as necessidades especificas do animal ou do rebanho, mas também o bem estar, a produtividade e a viabilidade econômica do empreendimento.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts

October 7, 2019

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags