• VetJr. UFMG

Importância da nutrição na recria de novilhas leiteiras

Atualizado: Jun 28


A nutrição adequada dos animais é essencial para um desenvolvimento satisfatório dos animais, permitindo a expressão do potencial genético do mesmo e seu ganho de peso. Se tratando de novilhas leiteiras, o preparo adequado desde o início da vida é essencial para garantir seu sucesso reprodutivo. Estes cuidados iniciais beneficiam tanto o animal quanto o produtor, uma vez que quanto mais cedo ocorrer a prenhez da novilha, maior será a rentabilidade do sistema, sendo esta meta alcançada através de um bom desenvolvimento do animal, que está atrelado a condições adequadas de manejo, incluindo o manejo nutricional.


Assim, é importante garantir uma alimentação adequada ao animal desde o nascimento e isto deve ser feito garantindo a ingestão de um colostro de qualidade, de preferência nas primeiras 6h de vida do animal. Os bezerros nascem desprotegidos e com o sistema imune não desenvolvido e por isto a ingestão do colostro é necessária para adquirir imunidade passiva proveniente da mãe. O colostro contém em sua composição mais gordura, proteínas e anticorpos e consegue passar imunoglobulinas para os recém-nascidos, que têm maior capacidade de absorção destas moléculas nas primeiras horas de vida, sendo que esta capacidade vai reduzindo com o passar das horas. Se o fornecimento de colostro não é adequado, o animal não consegue ter barreiras contra micro-organismos e se torna mais suscetível a infecções e enfermidades.


Outro aspecto de importância na nutrição de novilhas leiteiras é o desenvolvimento do estômago e pré-estômagos, em especial o rúmen. O rúmen contém estruturas chamadas papilas ruminais que aumenta a superfície de contato do órgão e favorecem o processo digestivo do animal. O desenvolvimento ruminal é estimulado pela idade e pelo fornecimento de alimento seco e partículas grosseiras, que levam a formação de compostos que promovem o desenvolvimento destas papilas ruminais e da musculatura do órgão. Para isso é necessário fornecimento de alimentos volumosos (como capim e feno) e concentrado, que exercem um estímulo mecânico e químico, respectivamente, para o desenvolvimento do rúmen e suas estruturas.


Do desmame até a puberdade das novilhas não é ideal ter animais gordos ou obesos, pois o excesso de peso nesta fase reduz o potencial de produção de leite destes animais e promove a produção de um leite com alto teor de gordura e menor qualidade. Por isso, não é ideal adiantar a puberdade das novilhas pelo aumento de peso dos animais e aceleração do crescimento.


A fase de puberdade é influenciada por alguns fatores como idade, tamanho, peso, nutrição, interações sociais, genética (alguns animais são mais precoce que outros) e hormônios exógenos, como a presença de touro. Pode acontecer da novilha ter um cio silencioso, em que o primeiro cio não é acompanhado por comportamento estral, nestes casos o momento da ovulação é determinado por palpação, ultrassom ou pela determinação dos níveis sanguíneos do hormônio progesterona.


É importante ressaltar que o fornecimento de água de qualidade é essencial para todas as fases da vida do animal. Ela estimula o consumo do animal e evita desidratação, auxiliando principalmente em casos de diarreia, que é um problema frequente em bezerros.


Portanto, o manejo adequado das novilhas é essencial para que as mesmas possuam sucesso reprodutivo e sejam matrizes de qualidade. A VetJr. pode ajudar o produtor no estabelecimento de um manejo correto visando aumento da produtividade do animal e da rentabilidade do produtor atrelados ao bem-estar animal. Entre em contato com nossa equipe para saber mais!



Escrito por: Júlia Freitas


Entre em contato conosco:


bovinocultura@vetjr.com


Celular VetJr.: 31 98292 7161


37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo