top of page
  • Foto do escritorVetJr. UFMG

Como saber se seu pet está com frio?

Com a chegada do inverno e a queda das temperaturas aumentando dia após dia, é importante estar atento ao comportamento dos pets para saber identificar se eles estão sentindo frio.

A sensibilidade ao frio tende a variar com idade idosos e filhotes são os mais afetados com as baixas temperaturas, escore de condição corporal animais com baixo peso tendem a sentir mais frio que cães com peso ideal e obesos, hábitos de vida se vivem dentro de casa ou em área externa, se tem acesso à luz solar, local onde vivem cidades do sul do país ou em áreas rurais tendem a ser mais frias e merecem mais atenção, entre outros fatores, mas os sinais geralmente são os mesmos dentro das espécies animais.

Alguns sinais apresentados pelos cães quando estão com frio podem incluir: tremedeira, deitar enrolado, procurar ficar em cima de tapetes e não diretamente em contato com o chão, ficar mais “entocado” em cantinhos da casa ou em caminhas/casinhas e diminuição de exercícios, ficando mais recolhido.

Já gatos quando estão sentindo frio normalmente ficam com as patas, orelhas e o focinho um pouco mais gelado, procurando se enrolar mais, fica mais quieto, aumenta proximidade com o tutor e a procura locais mais quentes da casa como locais que batem sol, próximo a eletrodomésticos, dentro de guarda-roupa.

Além de identificar se o animal está com frio ou não, é necessário saber como protegê-los do frio e deixá-los mais quentinhos. Algumas dicas são: deixar caminhas e casinhas disponíveis, colocar panos e cobertores nas casinhas e em locais onde ele costuma deitar, aumentar acesso à luz solar, para os animais que aceitam também é possível vestir roupinhas para ajudar a diminuir a perda de calor ao ambiente.


Escrito por: Luisa Avelar


8 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page